O que fazer após quitar o financiamento imobiliário?

06 de Janeiro de 2021

Hoje vamos falar de um assunto que vários clientes do nosso escritório possuem.

Você sabe o que fazer após quitar o financiamento imobiliário para garantir que é oficialmente o proprietário do imóvel? Muitos compradores já se consideram “donos” ao pegarem as chaves do apartamento ou da casa nova, mas um financiamento imobiliário pressupõe que o banco tenha direitos sobre seu imóvel até a extinção da dívida.

A propriedade, portanto, só passa a ser totalmente do comprador depois de um trâmite que se segue à quitação do imóvel. Mas, afinal, o que é preciso para garanti-la?

Após quitar o financiamento imobiliário, você precisa fazer o registro da quitação da operação no Cartório de Registro de Imóveis da jurisdição do imóvel. 

Funciona assim: você deve pedir à instituição financeira que financiou o imóvel para emitir o termo de quitação da dívida. Isso vai te permitir ir ao cartório e retirar a alienação fiduciária antes registrada na matrícula do imóvel. 

Esse termo de quitação precisa ter a assinatura da instituição credora. Esse procedimento demanda custas cartoriais. Uma vez feito, é recomendado pedir a certidão atualizada da matrícula do imóvel. 

Feito isso, o imóvel não estará mais ligado ao banco como garantia e você passa a ser oficialmente o proprietário. 

Quer saber mais sobre o assunto? Ou tirar suas dúvidas com um especialista? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

 

(11) 3834-1730 Whatsapp (11) 97592-1012

©2019 por Vidal Advocacia.