Seu plano de saúde cobre psicólogo?

09 de Novembro de 2020

Vivendo as turbulências do nosso dia a dia vemos a importância de um bom amparo psicológico. Porém, nem sempre é possível ter acesso a esse tratamento, tendo em vista que o preço das sessões não são lá tão em conta assim. Ai pode surgir a dúvida: convênio médico cobre psicólogo?

De acordo com o Rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatório que todo plano de saúde conceda, ao menos, 40 sessões com o psicólogo no período de 1 ano, ou seja, quase uma vez por semana.


Como funciona a cobertura dos planos para atendimento psicológico?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade que regulamenta também as questões referentes a planos, garante: plano de saúde cobre psicólogo. Isso inclui três tipos: psicoterapia, terapeutas ocupacionais e consultas e sessões com psicólogos.  

Esses três tipos estão no rol da ANS de procedimentos mínimos que todos os planos devem seguir e apresentar aos seus clientes.

Mesmo a ANS garantindo que plano de saúde cobre psicólogo, vale ficar atento às suas restrições e também a cobertura de profissionais que o seu plano de saúde apresenta.


Quais são os diagnósticos cobertos pelo plano de saúde

Segundo o regulamentado pela ANS, o plano de saúde cobre atendimento psicológico em até 40 sessões anuais, contanto que o paciente seja diagnosticado com um dos seguintes problemas:

  • Transtornos de humor;

  • Transtornos de desenvolvimento psicológico;

  • Transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia;

  • Síndromes comportamentais, associadas a problemas fisiológicos e fatores físicos.


O que fazer se o plano de saúde se negar a cobrir o psicólogo?

O primeiro passo neste caso é entrar em contato com a central de relacionamento da ANS através do número 0800 701 9656 e efetuar uma reclamação formal.

Em um prazo máximo de dois dias o plano de saúde será obrigado a cumprir com o regulamento estabelecido pela ANS.

Não existem motivos para que o plano de saúde se negue a cumprir com esse atendimento, no entanto, caso isso aconteça é bem simples resolver esse problema, é preciso apenas notificar a ANS e aguardar.

Quer saber mais sobre o assunto e precisa de auxilio para acionar seu plano? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

 

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