André Lopes
9 de nov. de 2020
Veja quais são os seus direitos.
Vivendo as turbulências do nosso dia a dia vemos a importância de um bom amparo psicológico. Porém, nem sempre é possível ter acesso a esse tratamento, tendo em vista que o preço das sessões não são lá tão em conta assim. Ai pode surgir a dúvida: convênio médico cobre psicólogo?
De acordo com o Rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatório que todo plano de saúde conceda, ao menos, 40 sessões com o psicólogo no período de 1 ano, ou seja, quase uma vez por semana.
Como funciona a cobertura dos planos para atendimento psicológico?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade que regulamenta também as questões referentes a planos, garante: plano de saúde cobre psicólogo. Isso inclui três tipos: psicoterapia, terapeutas ocupacionais e consultas e sessões com psicólogos.
Esses três tipos estão no rol da ANS de procedimentos mínimos que todos os planos devem seguir e apresentar aos seus clientes.
Mesmo a ANS garantindo que plano de saúde cobre psicólogo, vale ficar atento às suas restrições e também a cobertura de profissionais que o seu plano de saúde apresenta.
Quais são os diagnósticos cobertos pelo plano de saúde
Segundo o regulamentado pela ANS, o plano de saúde cobre atendimento psicológico em até 40 sessões anuais, contanto que o paciente seja diagnosticado com um dos seguintes problemas:
Transtornos de humor;
Transtornos de desenvolvimento psicológico;
Transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia;
Síndromes comportamentais, associadas a problemas fisiológicos e fatores físicos.
O que fazer se o plano de saúde se negar a cobrir o psicólogo?
O primeiro passo neste caso é entrar em contato com a central de relacionamento da ANS através do número 0800 701 9656 e efetuar uma reclamação formal.
Em um prazo máximo de dois dias o plano de saúde será obrigado a cumprir com o regulamento estabelecido pela ANS.
Não existem motivos para que o plano de saúde se negue a cumprir com esse atendimento, no entanto, caso isso aconteça é bem simples resolver esse problema, é preciso apenas notificar a ANS e aguardar.
Quer saber mais sobre o assunto e precisa de auxilio para acionar seu plano? Entre em contato conosco e agende uma reunião.