Vai fazer uma reforma no seu apartamento? Sabia que existem regras?

Patrícia Vidal

15 de jan. de 2021

Veja como se adequar e não ter problemas

Algo muito comum na vida de quem mora em condomínio são as temidas reformas! Sempre há alguma unidade sendo pintada, trocando as tomadas, retirando a parede da varanda, enfim... são vários os motivos de uma reforma, não é mesmo?

Você, que está pensando em reformar seu apartamento, sabia que existem algumas regras? Muita gente não sabe que as obras em edificações devem seguir as NORMAS da ABNT 16.280 que fala sobre regras para obras em condomínios.

O 1º passo para a realização da obra é a elaboração do PLANO DE REFORMA para apresentação ao síndico que, após a sua análise, autorizará (ou não) o início da mesma. Este plano de reforma pode necessitar do acompanhamento de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), a depender da modificação que será feita na unidade.



Algumas obras que necessitam ART /RRT:

Instalação de ar-condicionado;

Mudança de lugar de torneiras, chuveiro ou tomadas;

Abertura de porta ou cozinha americana;

Fechamento ou envidraçamento de sacadas;

Buracos ou perfurações de lajes;

Instalação de banheira;

Reformas onde há necessidade de engenheiro eletricista;

Reparo ou alteração nas instalações de gás;

Troca de revestimentos com uso de ferramentas de alto impacto, como marretas ou marteletes, para retirada do revestimento prévio;

Alterações estruturais no apartamento.

Além da assinatura do engenheiro (ou arquiteto) no TERMO DE RESPONSABILIDADE, este profissional deve acompanhar a obra do início ao fim.



Barulho de obra em apartamento

Mesmo não existindo por lei uma estipulação de horário para obra em apartamento, muitos condomínios definem em suas regras de convivência um horário de silêncio, que geralmente vai das 22hs às 7hs e deve ser aderido por todos moradores, sendo sujeito a multa e notificação aquele que o desrespeitar. No caso específico de obras, o horário padrão, em geral, é das 8h às 17h. Porém, isso pode variar de acordo com o Regulamento Interno de cada condomínio.



Agora você está preparado para sua reforma? Quer saber mais sobre o assunto? Ou tirar suas dúvidas com um especialista? Entre em contato conosco e agende uma reunião.